carol rossetti

O Projeto

O Projeto Mulheres surgiu de forma espontânea e despretensiosa. Meu objetivo inicial era apenas praticar minha técnica com lápis de cor e passar uma mensagem boa para meus amigos que já acompanhavam meu trabalho.

Optei por um viés interseccional por ser algo com o qual já me identificava. Eu sempre convivi com uma série de pequenas restrições cotidianas sobre meu corpo e o das tantas mulheres que fazem parte da minha vida, e depois de um tempo isso começou a me incomodar. Esse controle é tão parte da nossa cultura que nem sempre nos damos conta de como ele é cruel e do quanto restringe nossas escolhas pessoais. Mas não basta discutir exclusivamente as questões que afetam um grupo específico de mulheres. É preciso também discutir racismo, homofobia, bifobia, transfobia, elitismo, xenofobia, opressão contra pessoas com deficiências físicas. A luta por igualdade e respeito é muito ampla e deve ser inclusiva.

Nem todas as situações que eu desenho são vividas exclusivamente por mulheres. Várias delas podem ser vivenciadas por qualquer ser humano, e eu convido todos os homens a se identificarem também. Este não é um projeto exclusivamente para mulheres, nem unicamente sobre mulheres, nem sobre todas as mulheres ao mesmo tempo. A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem vistos como “para garotas”, enquanto que as histórias com personagens masculinos eram “para todo mundo”.Não é porque minhas protagonistas são femininas que este é um projeto apenas “para garotas”.

CR_sarah CR_rebeccaCR_aline CR_amandaCR_en_leticia CR_en_susan CR_fernanda CR_isaura CR_manu CR_mariana

+ Carol!

 10639684_663020650484148_8375252060224901159_n

.

.

.

.

.