rodrigo mogiz

1 Frutas

frutas

3 Flores

flores

Do meu afeto

do meu afeto

entre o que invade

entre o que invade

historia de lucas

história de lucas

meninos em laranja e marrom

meninos em laranja e marrom

para que sonhar

para que sonhar

PB - história de abuso copy

história de abuso

prato

prato

rodrigo mogiz - cavalinho - bordados, transfer e crochê - 39 x 48 cm - 2012

cavalinho

rodrigo mogiz - dois faróis - bordados, transfer e crochê - 39 x 48 cm - 2012

dois faróis

.Rodrigo Mogiz

Belo Horizonte/1978

Bacharel em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Trabalho no limiar entre a pintura e o desenho, que são as minhas formações enquanto artista. E o bordado entra nessa intercessão, que é meu trabalho mais bem estruturado. Começo bordando por que queria partir de algo pessoal e afetivo e me interessava por figuras de modelos de páginas de revista. Portanto fazer um desenho desses modelos através de agulha e linha provoca um belo estranhamento, pois se for perceber essas imagens “perfeitas” foram reconstruídas através de um bordado sem técnica, considerado pelos entendidos do assunto de imperfeito, mal feito. Além disso há o fator da perfuração, da agulha que fere o papel ou tecido para passar a linha.  A partir daí me aproprio dessas imagens de moda que tenham alguma beleza ou que me passem algum significado, explorando questões afetivas e sexuais das formas mais diversas. Faço desenhos prévios com elas e estabeleço conexões entre essas figuras, procurando estabelecer narrativas através das sobreposições. Uso essencialmente a entretela como suporte, mas tenho buscado outros materiais com alguma transparência para fazer as velaturas.. Acho interessante primeiramente atrair o olhar. Por isso abuso também do uso de materiais que “enfeitem” meus bordados:  miçangas, pedrarias, rendas, alfinetes, dentre outros materiais de costura. Mas a expectativa é que não só se encante por tal beleza. Após esse primeiro contato que se perceba o que de inquietante quero mostrar em termos de relações humanas.

Comparo e tenho como referência em meu trabalho o literário. Com as narrativas que exploro é como se quisesse contar histórias, mas acabo deixando para que as pessoas criem essas histórias. Nem sempre interessa o que eu pensei, o que é legal pra mim é que façam suas próprias conexões pessoais.

Participo de exposições individuais e coletivas a cerca de 14 anos em galerias institucionais e comerciais de Belo Horizonte/MG onde resido e trabalho, mas também em outros locais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, dentre outros.

Recentemente fiz trabalhos para a publicação Lampioa, um fanzine com a proposição de discurtir diversidade sexual e de gênero através da estética de tradições nordestinas como a literatura de cordel. Uma exposição com os trabalhos de todos os artistas envolvidos acontece em novembro (2014) na Galeria Olido em São Paulo/SP.

 

face

.

.

.

.

.