xerxes

 

Nascido em São Luis do Maranhão, Xërxës deu início em suas atividades artísticas em 2008. Trabalhou como divulgador, DJ, host e apresentador em boates do circuito gay e underground de São Paulo.
Em julho de 2011 inicia seu trabalho como artista autoral com o lançamento da faixa For Him na web. Com Bronze Friend, escrita pelo próprio, faz uma crítica ao comportamento superficial das pessoas que compõem a sociedade da vida noturna, a faixa foi festejada pelo tema ser algo corriqueiro e nunca antes explorado dessa forma. Foi bastante tocada em algumas casas do chamado Baixo Augusta.
Xërxës se tornou uma promessa na nova safra de artistas saídos da noite e um performer de destaque na cena.
Uma grande especulação se fez em torno de sua mais polêmica composição. Lixo Homofóbico foi escrita em 2010 e seria originalmente gravada com o ícone underground e militante Claudia Wonder, não sendo possível devido seu falecimento em novembro daquele mesmo ano. Em maio de 2014 a faixa foi disponibilizada em sua página no Soundcloud e foi recebida sib inúmeras críticas de militantes feministas que não aprovaram o trecho no refrão “Não sou sua puta não me trate assim”. “As feministas se ofenderam com o trecho da minha música, minhas amigas prostitutas não” disse.
Em setembro Xërxës foi indicado ao Prêmio Dynamite de Música Independente sem ter ao menos um disco pronto e apenas Lixo Homofóbico como faixa finalizada. Iniciou uma campanha fervorosa para conseguir votos. Recebeu o troféu como Artista Revelação com metade dos votos totais só pra ele. – Gaby Amarantos recebeu o mesmo prêmio em 2012 com pouco menos de 300 votos, Xërxës teve mais de 5.000 em 2014.
Em outubro começou a gravar o video para Lixo Homofóbico.Iniciou a produção de novos singles com o DJ Papaya que foi produtor da festa clubber Cyber Hey, tradicional evento club kid (movimento ao qual Xërxës fazia parte) na primeira metade dos 2000.
Também em 2014 entrou no coletivo MEL, coletivo responsável pela explosão do movimento de festas de rua em SP naquele ano e que une arte, moda, performance e brasilidades. Em parceria com Yuri Tripodi, Rafael Amambahy e Linn Santos surgiu um novo coletivo chamado Bang (Xërxës substitui a palavra coisa por bang ex. Aquela coisa = Aquele bang) onde atuam alguns dos principais performers do underground e personas que como Xërxës integram o movimento queer.
Devido o atraso da produtora na edição o lançamento do vídeo de Lixo Homofóbico foi provisoriamente suspenso. Atualmente a música Rodeia está em previsão de trabalho.

 

facetruq

 

 

 

.

.

.

.

.