tiago tscha arrais

 

Tiago Tscha Arrais é um artista visual e performer de 25 anos, natural de Belém do Pará.

De origem húngara e portuguesa, filho de escritores, seu avô foi um poeta, historiador e político importante da cidade de Alenquer, na região da Transamazônica. Influenciado pelas artes desde a infância, iniciou nas artes cênicas, onde as noções de expressão o expuseram a uma visão singular sobre a performatividade do corpo, através do contato com o teatro orgiástico e antropofágico de José Celso Martinez Corrêa.

Em 2009, apresentou sua primeira performance intitulada “QUEERPUNK” na Universidade Federal de Santa Catarina, expondo uma identidade volátil para problematizar as noções de gênero da sociedade e afirmar a existência de um corpo desviante das normas morais e seus códigos restritivos. De volta à Belém, realizou diversas performances no período de quatro anos em que trabalhou na cena cultural alternativa da noite paraense.

Já atuou como designer gráfico, produtor cultural e webwriter. Atualmente é graduando no curso de Artes Visuais na Universidade da Amazônia. Em seu trabalho artístico, desenvolve estudos nos campos da antropologia, sociologia e filosofia. O discurso latente em torno das pesquisas sobre gênero e sexualidade vinculados a arte e ao cinema resultou a criação da fanzine PINTOSA, que abrange temas como teoria queer, política, educação e feminismo, trazendo um viés progressista pela contribuição com as transformações sociais.

A forma de pensar a (re)construção do corpo e a (re)construção da identidade social dos indivíduos traça o fio condutor de sua produção artística, seja ela na fotografia, no desenho, na pintura, na escrita ou na arte performática.

Pelo senso de independência, acredita que o seu trabalho pode ter um papel fundamental no desenvolvimento da moralidade e através dele permear um solo ainda insensível para discussões sobre identidade, sexualidade, amor e entidade.

.

.

.

.

.